Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de Junho. Dia mundial de combate a exploração do trabalho infantil

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Entendendo as Mudanças Climáticas com Ciência Divertida Na Biblioteca Raul Bopp no parque da Aclimação

A Ciência Divertida estará na Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação no dia 16 de Junho às 11h.

A entrada é gratuita! 

Seja testemunho desta grande aventura onde nossos cientistas investigarão as causas das "Mudanças Climáticas". Eles recebem uma mensagem criptografada da ursa Rosa pedindo socorro. Logo ela terá que se mudar, pois o gelo do Polo Norte está derretendo rapidamente e o nível do mar está subindo. Por que será que isso está acontecendo? 


As crianças irão ajudar os cientistas a decifrar a mensagem e a minimizar o efeito estufa. Vão entender as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta e como podemos ajudar a salvar a ursa Rosa. Não perca!

Faixa Etária: 6- 12 anos. 

Endereço. Rua Muniz de Souza, 1155. Aclimação CEP 01534-001 São Paulo. SP

sábado, 2 de junho de 2012

Cientistas brasileiros Euricledes Zebini (1912-1993)



Importante cardiologista brasileiro, nos anos 40, nos EUA, aprendeu técnicas de cirurgia quando ninguém realizava operações no coração. Em 1947 montou o primeiro grupo de cardiologistas do Hospital das Clínicas em São Paulo. Em 1968 foi o 6° médico no mundo e o 1° na América Latina a realizar um transplante de coração.