Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Cientistas Brasileiros


Graziela Barroso (1912 - 2003)

Considerada a dama da botânica brasileira, foi a primeira mulher a fazer um curso de graduação nesta área no Brasil. Escreveu mais de 65 artigos em periódicos especializados, predominantemente no campo de Sistemática Vegetal e quatro livros como autora principal. Passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências (2003), mas faleceu um mês antes de tomar posse, sendo uma das cientistas brasileiras mais respeitada internacionalmente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor


Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
dia mundial do livro ok1 .jpgHoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído em 1995 e comemorado desde 1996 pela Unesco.
 
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor homenageia a imortalidade de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, falecidos em 23 de abril de 1616, e celebra o nascimento de escritores como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
 
Outra ideia inspiradora da Unesco para instituir a data diz respeito a um costume da Catalunha, na Espanha, de, também nesse dia, oferecer uma rosa a quem compra um livro.

Entendendo que todo profissional do livro trabalha para a difusão do conhecimento, da informação e do hábito da leitura, a CBL resgata a tradição comemorando com você e prestando justa homenagem nesta data tão importante da cultura mundial.  

INFORMAÇÃO DA CAMARA BRASILEIRA DO LIVRO 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A educação corresponde ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração enquanto indivíduo e em sociedade.



Com o intuito de assegurar o direito à educação para crianças e adolescentes que o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que a população infanto-juvenil tem direito à educação de forma plena, visando o seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho.

Desde a mais tenra idade, a educação se faz presente na vida dos indivíduos, quando os pais começam a ensinar aos filhos o que julgam ser certo, a maneira adequada para se comportar e respeitar as outras pessoas. Porém, em um determinado momento da vida a criança também deve começar a adquirir conhecimentos relacionados a algumas áreas específicas do saber e é a partir daí que entra o papel da escola na continuidade do processo de desenvolvimento do ser humano.

Mesmo comprovada essa importância, o Brasil ainda apresenta graves distorções no que diz respeito ao acesso à educação e a qualidade de ensino oferecida a crianças e adolescentes. Uma pesquisa divulgada em janeiro desse ano, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), revela que, em relação à zona do Caribe e América Latina, o Brasil é o país que mais tem crianças fora da escola. Sobre a qualidade do ensino, a pesquisa mostra que cerca de 45% dos alunos foram incapazes de entender corretamente o que liam. O descompasso entre faixa etária e níveis de ensino e entre a freqüência escolar de alunos da zona urbana e rural foi outro quesito verificado. Apenas 31% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos, residentes na zona rural, freqüentavam o Ensino Médio, contra 57% dos que residem nas cidades.

Ainda de acordo com o que está previsto no ECA, o acesso e permanência da criança e do adolescente na escola é de responsabilidade do poder público que tem a obrigação de oferecer ensino gratuito e de qualidade desde a fase em que as crianças frequentam a creche até o ensino superior. Já os pais ou responsáveis são obrigados a matricular seus filhos na rede regular de ensino e dar o suporte necessário para que eles freqüentem a escola diariamente, segundo consta no Artigo 55 do ECA.

Outra responsabilidade do Estado, enquanto facilitador do acesso de crianças e adolescentes à educação, diz respeito à distribuição de investimentos na área. Esse encaminhamento de recursos é realizado através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (FUNDEB). Em vigor desde 2007, o Fundo visa beneficiar alunos regularmente matriculados nas mais diversas etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino, podendo os recursos serem aplicados nos âmbitos de atuação que a escola considerar prioritário. Contudo, as transferências dos investimentos são fiscalizadas por controles internos, Tribunais de Contas e Conselhos Municipais dos Fundos.

Na tentativa de obter avanços no que diz respeito ao preparo de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) se apresenta como um marco na história da educação nacional. A lei, que tem como base os princípios presentes na constituição e regulamenta o sistema de educação brasileiro, adequa o currículo escolar de maneira a promover o desenvolvimento cultural, a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos e de respeito ao bem comum.


Informação no Portal dos Dereitos das crianças

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, só acontece de 20 a 22 de junho desse ano no Rio de Janeiro, mas os debates já terão início na próxima segunda, 16, na internet. 


A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o governo brasileiro, lança nesse dia uma espécie de rede social para discutir o desenvolvimento sustentável antes do encontro.


Enlace Direto

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ciência Divertida no Terceiro Aniversario do Museu do Catavento.




Para celebrar o terceiro aniversário de criação, o Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria Estadual da Cultura, preparou uma programação especial na semana de seu aniversário, comemorado no  26 de março. 



Para completar a semana especial, o espetáculo infantil O Náufrago de Ciência Divertida encerrou as atividades com apresentações nos dias 30, 31 e 1º de abril. O Náufrago é um show de iniciação nas ciências para crianças a partir dos 4 anos.




Programação do Evento

Novo Franqueado em Belo Horizonte!!!

Semana prévia ao feriado de muito trabalho na Fun Science.
O Motivo...a formação da nova integrante da Família Fun Science Ciência Divertida no Brasil. 
Bem-vinda Silvia!
A Franquia de Belo Horizonte em breve estará operando.
Mineiros, fiquem de olho, em breve iniciaremos nossas malucas aventuras!!!!






Silvia Esteves.
Franqueada Belo Horizonte, Minas Gerais.
Abril 2012.