Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros Cesar Lattes (1924-2005)

Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, (Curitiba11 de julho de 1924 — Campinas8 de março de 2005) foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi.


Lattes é um dos mais distintos e condecorados físicos brasileiros, e seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento da física atômica. Também foi um líder científico dos físicos brasileiros e foi uma das principais personalidades por trás da criação de várias instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou uma grande descoberta experimental, uma nova partícula atômica, o méson pi (ou pion), a qual desintegra em um novo tipo de partícula, o méson mu (muon). Foi uma grande reviravolta na ciência.

domingo, 20 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros Johanna Döbereiner (1924- 2000)

Johanna Döbereiner (1924- 2000)


Johanna Döbereiner foi uma importante engenheira agrônoma pioneira em biologia do soloÉ a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo. Suas pesquisas, fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Proalcool e se tornasse o segundo produtor mundial de soja, poupam ao país um gasto anual proximo a 1,5 bilhões de dólares e tiveram impacto direto na economia nacional.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio Dia Mundial da Internet

Em 2005, durante um fórum na Tunísia, as Nações Unidas estabeleceram que o dia 17 de maio seria o Dia da Internet, ou o Dia Mundial da Internet. O objetivo da data, explica o site oficial da iniciativa, é mostrar o potencial da tecnologia para melhorar a vida das nações e seus povos. 

Saiba mais sobre o dia da Internet

terça-feira, 15 de maio de 2012

Morte do escritor Mexicano Carlos Fuentes



Escritores e políticos lamentaram, nesta terça-feira (15), a morte do escritor, em decorrência de complicações cardíacas. Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, o escritor mexicano Carlos Fuentes

Nascido em 1928, Fuentes escreveu mais de 20 livros. Vencedor do Prêmio Cervantes em 1987 e do Príncipe de Astúrias em 1994, era considerado um dos escritores mexicanos de maior reconhecimento.

Era casado com a jornalista mexicana Silvia Lemús. Do casamento, nasceram seus filhos Carlos Rafael, que era hemofílico e morreu em 1999 aos 25 anos, e Natasha, que morreu alguns anos depois aos 32 anos por causas desconhecidas.
Entrevista a Carlos Fuentes
Autor de “A Morte de Artemio Cruz”, “A Região Mais Transparente”, “Em 68″ e “A Cadeira da Águia”, também era conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política neoconservadora do ex-presidente americano George W. Bush.
Além de romancista, ele foi novelista, ensaísta e diplomata. Fuentes é conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política conservadora do ex-presidente americano George W. Bush. Seus artigos sobre o tema foram compilados em 2004 no livro "Contra Bush". Outras obras que se destacaram foram "Aura" (1962), "Terra nostra" (1975) e "Gringo velho" (1985).

Veja os depoimentos:
Felipe Calderón, presidente mexicano, em seu perfil no Twitter
"Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor e mexicano universal. Descanse em paz."
Mario Vargas Llosa, escritor, em texto no site do jornal 'El País'
"Soube da morte de Carlos Fuentes e me deu muita dor. Com ele, desaparece um escritor cujo trabalho e cuja presença deixou marcas profundas. Suas histórias, romances e ensaios são inspirados principalmente pela história e problemas do México, mas ele era um homem universal, que sabia muitas literaturas, em muitas línguas, e viveu de forma comprometida com todos os grandes problemas políticos e culturais destes tempos. Ele sempre foi um grande promotor da cultura e trabalhou incansavelmente para reunir escritores e leitores de nossa língua em ambos os lados do Atlântico. Era um trabalhador, disciplinado e com entusiasmo, e ao mesmo tempo um grande viajante, com uma curiosidade universal, porque ele estava interessado em todas as manifestações da vida cultural e política e escreveu brilhantemente, especialmente em prosa. Não só seus amigos, mas também seus leitores sentirão muitas saudades dele."

Víctor García de la Concha, diretor do Instituto Cervantes, em comunicado 
"Morreu um homem universal que sabia combinar o mexicano com a dimensão universal do espanhol. Foi embora um dos grandes."
Geneton Moraes Neto, jornalista
"Carlos Fuentes foi o grande propagandista de Machado de Assis. Ou, pelo menos, um dos primeiros. Ele dizia que, enquanto outros escritores latino-americanos tentavam imitar as fórmulas europeias, Machado conseguiu criar uma obra original e brasileira. Então, ao contrário do que todos imaginam, Fuentes afirmava que quem criou o boom da literatura latino-americana foi o autor brasileiro."

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros

Santos Dumont (1883 - 1932)
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Apesar de toda a polêmica sobre a invenção do avião, esse brasileiro tem enorme importância na aviação mundial.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros


Nise da Silveira (1905 - 1999)


Foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, tendo sido aluna de Carl JungManifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Durante a Intentona Comunista foi denunciada por uma enfermeira pela posse de livros marxistas, tendo ficado presa por 18 meses no Presídio de Frei Caneca.