Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Entendendo as Mudanças Climáticas na Biblioteca de Ciências Mario Schenberg


A Ciência Divertida estará na Biblioteca Mario Schenberg.

A entrada é gratuita! 

Seja testemunho desta grande aventura onde nossos cientistas investigarão as causas das "Mudanças Climáticas". 

Eles recebem uma mensagem criptografada da ursa Rosa pedindo socorro. Logo ela terá que se mudar, pois o gelo do Polo Norte está derretendo rapidamente e o nível do mar está subindo. Por que será que isso está acontecendo? 

As crianças irão ajudar os cientistas a decifrar a mensagem e a minimizar o efeito estufa. Vão entender as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta e como podemos ajudar a salvar a ursa Rosa. Não perca!

Data: Sábado 25 de agosto 2012

Horário: 14h00 às 15h00 horas
Rua Catão, 611 – Lapa (11) 3675-1681 


“ESPERAMOS POR VOCÊS”

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Criando e Reutilizando de forma divertida com Ciência Divertida!


A todos nossos maluquinhos amigos vamos a dar ideias para se divertir e curtir e ao mesmo tempo ajudando ao planeta, é como é isso? Reutilizando aquelas coisas que achamos não precisamos mais, e aqui a primeira ideia!! 

O moedeiro para nossas amigas ou pode ser um lindo presente para a mãe!!!


Que precisas?

     1. Duas garrafas pet.
2   2. Linha da cor do zíper e agulha
3   3. Zíper 
     
     Agora corta o fundo da garrafa e costurar.
     fazer com muito cuidado!!!!
     Fica muito lindo! 





quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Orca ou Baleia-assassina.


A Aula do Professor Maluco: A orca (Orcinus orca), também conhecida como baleia-assassina, devido ao fato dessa caçar outras baleias, é o membro de maior porte da família dos golfinhos (Delphinidae) (ordem dos cetáceos) e um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. No entanto, raramente atacam o homem (aparentemente tem sido uma confusão). 

Os casais vivem juntos sua vida toda (até 90 anos) e tem uma sociedade complexa, separada em clãs, grupos e comunidades.  

É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.  Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. 

Alguns biólogos marinhos dizem que estão tão acostumados a viver em sociedade, que não deve permitir que vivessem em cativeiro.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Centrolenidae naturais da América do Sul

A aula do Professor Maluco: os Centrolenidae naturais da América do Sul, também são conhecidos como Rá de Vidro, tem uma cor verde, exceto na parte inferior A particularidade principal dos membros deste grupo é o facto de os seus corpos serem algo translúcidos: os ossos, músculos e vísceras podem ser vislumbrados. Literalmente, a rá de vidro não tem nada a esconder!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tubarão-Baleia

O Professor Maluco informa: este aqui é o maior peixe, com 12,65 metros registrados, em concorrência com o Tubarão Branco (muito mais agressivo), mas infunde respeito de outra maneira, flutua enquanto se alimenta do plâncton como as baleias. Os Vietnamitas o tratam como algo sagrado, o chamando de Tubarão-Baleia ou Senhor peixe.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia Mundial da População - 11 de Julho


 Dia Mundial da População
O Dia Mundial da População foi instituído em 11 de julho de 1987 para marcar o momento em que a população mundial atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas. Nos últimos 20 anos, a ocasião tem sido usada para assinalar o significado das tendências demográficas e questões relacionadas.
Para a íntegra da declaração do Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin, sobre o Dia Mundial da População, visite www.unfpa.org.br
Para a íntegra da declaração do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o Dia Mundial da População, visite unicrio.org.br/dia-mundial-da-populacao-%E2%80%93-11-de-julho-de-2011/
Por: UNFPA

No Dia Mundial da População, ONU pede fim da pobreza e desigualdade
Para o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, acabar com a pobreza e a desigualdade no mundo é a chave para libertar o grande potencial humano para a coexistência próspera e pacífica, protegendo ao mesmo tempo o planeta e salvaguardando os recursos naturais que sustentam a humanidade.
“Ainda este ano, nascerá o sétimo bilionésimo bebê em nosso mundo de complexidades e contradições”, disse Ban em mensagem sobre o Dia Mundial da População (11/07). “Temos alimentos suficientes para todos, ainda que quase um bilhão de pessoas passe fome. Temos meios para erradicar muitas doenças, ainda que elas continuem se espalhando. Temos o presente de um meio ambiente natural rico, ainda que ele continue sujeito ao abuso e à exploração diária. Todas as pessoas sonham com a paz, ainda que muitas partes do mundo estejam em conflito e mergulhadas em armamentos.”
Segundo o Secretário-Geral, o foco global deve ser melhorar o bem estar das pessoas, promovendo a realização do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que a comunidade internacional se comprometeu em atingir até 2015. “Quando agimos sobre valores compartilhados, contribuímos para o nosso futuro comum. Acabar com a pobreza e com a desigualdade libera um vasto potencial humano”, afirma Ban.
Para celebrar a data, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lançou a campanha “7 Bilhões de Ações” para promover diálogo sobre desafios, oportunidades e ações necessárias para assegurar um futuro melhor para a humanidade.
“Enquanto pobreza, desigualdade e o crescente estresse sobre os recursos são os principais desafios, o mundo está mais interligado do que nunca, o que cria enormes possibilidades”,declarou o Diretor Executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin. “Para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas no mundo atual – e para as gerações seguintes –, será necessário adotar novas formas de pensar e trazer uma cooperação global sem precedentes. A hora de agir é agora.”

terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de Junho. Dia mundial de combate a exploração do trabalho infantil

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Entendendo as Mudanças Climáticas com Ciência Divertida Na Biblioteca Raul Bopp no parque da Aclimação

A Ciência Divertida estará na Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação no dia 16 de Junho às 11h.

A entrada é gratuita! 

Seja testemunho desta grande aventura onde nossos cientistas investigarão as causas das "Mudanças Climáticas". Eles recebem uma mensagem criptografada da ursa Rosa pedindo socorro. Logo ela terá que se mudar, pois o gelo do Polo Norte está derretendo rapidamente e o nível do mar está subindo. Por que será que isso está acontecendo? 


As crianças irão ajudar os cientistas a decifrar a mensagem e a minimizar o efeito estufa. Vão entender as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta e como podemos ajudar a salvar a ursa Rosa. Não perca!

Faixa Etária: 6- 12 anos. 

Endereço. Rua Muniz de Souza, 1155. Aclimação CEP 01534-001 São Paulo. SP

sábado, 2 de junho de 2012

Cientistas brasileiros Euricledes Zebini (1912-1993)



Importante cardiologista brasileiro, nos anos 40, nos EUA, aprendeu técnicas de cirurgia quando ninguém realizava operações no coração. Em 1947 montou o primeiro grupo de cardiologistas do Hospital das Clínicas em São Paulo. Em 1968 foi o 6° médico no mundo e o 1° na América Latina a realizar um transplante de coração.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros Cesar Lattes (1924-2005)

Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, (Curitiba11 de julho de 1924 — Campinas8 de março de 2005) foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi.


Lattes é um dos mais distintos e condecorados físicos brasileiros, e seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento da física atômica. Também foi um líder científico dos físicos brasileiros e foi uma das principais personalidades por trás da criação de várias instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou uma grande descoberta experimental, uma nova partícula atômica, o méson pi (ou pion), a qual desintegra em um novo tipo de partícula, o méson mu (muon). Foi uma grande reviravolta na ciência.

domingo, 20 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros Johanna Döbereiner (1924- 2000)

Johanna Döbereiner (1924- 2000)


Johanna Döbereiner foi uma importante engenheira agrônoma pioneira em biologia do soloÉ a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo. Suas pesquisas, fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Proalcool e se tornasse o segundo produtor mundial de soja, poupam ao país um gasto anual proximo a 1,5 bilhões de dólares e tiveram impacto direto na economia nacional.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio Dia Mundial da Internet

Em 2005, durante um fórum na Tunísia, as Nações Unidas estabeleceram que o dia 17 de maio seria o Dia da Internet, ou o Dia Mundial da Internet. O objetivo da data, explica o site oficial da iniciativa, é mostrar o potencial da tecnologia para melhorar a vida das nações e seus povos. 

Saiba mais sobre o dia da Internet

terça-feira, 15 de maio de 2012

Morte do escritor Mexicano Carlos Fuentes



Escritores e políticos lamentaram, nesta terça-feira (15), a morte do escritor, em decorrência de complicações cardíacas. Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, o escritor mexicano Carlos Fuentes

Nascido em 1928, Fuentes escreveu mais de 20 livros. Vencedor do Prêmio Cervantes em 1987 e do Príncipe de Astúrias em 1994, era considerado um dos escritores mexicanos de maior reconhecimento.

Era casado com a jornalista mexicana Silvia Lemús. Do casamento, nasceram seus filhos Carlos Rafael, que era hemofílico e morreu em 1999 aos 25 anos, e Natasha, que morreu alguns anos depois aos 32 anos por causas desconhecidas.
Entrevista a Carlos Fuentes
Autor de “A Morte de Artemio Cruz”, “A Região Mais Transparente”, “Em 68″ e “A Cadeira da Águia”, também era conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política neoconservadora do ex-presidente americano George W. Bush.
Além de romancista, ele foi novelista, ensaísta e diplomata. Fuentes é conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política conservadora do ex-presidente americano George W. Bush. Seus artigos sobre o tema foram compilados em 2004 no livro "Contra Bush". Outras obras que se destacaram foram "Aura" (1962), "Terra nostra" (1975) e "Gringo velho" (1985).

Veja os depoimentos:
Felipe Calderón, presidente mexicano, em seu perfil no Twitter
"Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor e mexicano universal. Descanse em paz."
Mario Vargas Llosa, escritor, em texto no site do jornal 'El País'
"Soube da morte de Carlos Fuentes e me deu muita dor. Com ele, desaparece um escritor cujo trabalho e cuja presença deixou marcas profundas. Suas histórias, romances e ensaios são inspirados principalmente pela história e problemas do México, mas ele era um homem universal, que sabia muitas literaturas, em muitas línguas, e viveu de forma comprometida com todos os grandes problemas políticos e culturais destes tempos. Ele sempre foi um grande promotor da cultura e trabalhou incansavelmente para reunir escritores e leitores de nossa língua em ambos os lados do Atlântico. Era um trabalhador, disciplinado e com entusiasmo, e ao mesmo tempo um grande viajante, com uma curiosidade universal, porque ele estava interessado em todas as manifestações da vida cultural e política e escreveu brilhantemente, especialmente em prosa. Não só seus amigos, mas também seus leitores sentirão muitas saudades dele."

Víctor García de la Concha, diretor do Instituto Cervantes, em comunicado 
"Morreu um homem universal que sabia combinar o mexicano com a dimensão universal do espanhol. Foi embora um dos grandes."
Geneton Moraes Neto, jornalista
"Carlos Fuentes foi o grande propagandista de Machado de Assis. Ou, pelo menos, um dos primeiros. Ele dizia que, enquanto outros escritores latino-americanos tentavam imitar as fórmulas europeias, Machado conseguiu criar uma obra original e brasileira. Então, ao contrário do que todos imaginam, Fuentes afirmava que quem criou o boom da literatura latino-americana foi o autor brasileiro."

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros

Santos Dumont (1883 - 1932)
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Apesar de toda a polêmica sobre a invenção do avião, esse brasileiro tem enorme importância na aviação mundial.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cientistas Brasileiros


Nise da Silveira (1905 - 1999)


Foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, tendo sido aluna de Carl JungManifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Durante a Intentona Comunista foi denunciada por uma enfermeira pela posse de livros marxistas, tendo ficado presa por 18 meses no Presídio de Frei Caneca.

sábado, 28 de abril de 2012

Cientistas Brasileiros


Graziela Barroso (1912 - 2003)

Considerada a dama da botânica brasileira, foi a primeira mulher a fazer um curso de graduação nesta área no Brasil. Escreveu mais de 65 artigos em periódicos especializados, predominantemente no campo de Sistemática Vegetal e quatro livros como autora principal. Passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências (2003), mas faleceu um mês antes de tomar posse, sendo uma das cientistas brasileiras mais respeitada internacionalmente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor


Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
dia mundial do livro ok1 .jpgHoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído em 1995 e comemorado desde 1996 pela Unesco.
 
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor homenageia a imortalidade de Miguel de Cervantes e William Shakespeare, falecidos em 23 de abril de 1616, e celebra o nascimento de escritores como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
 
Outra ideia inspiradora da Unesco para instituir a data diz respeito a um costume da Catalunha, na Espanha, de, também nesse dia, oferecer uma rosa a quem compra um livro.

Entendendo que todo profissional do livro trabalha para a difusão do conhecimento, da informação e do hábito da leitura, a CBL resgata a tradição comemorando com você e prestando justa homenagem nesta data tão importante da cultura mundial.  

INFORMAÇÃO DA CAMARA BRASILEIRA DO LIVRO 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A educação corresponde ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração enquanto indivíduo e em sociedade.



Com o intuito de assegurar o direito à educação para crianças e adolescentes que o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que a população infanto-juvenil tem direito à educação de forma plena, visando o seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho.

Desde a mais tenra idade, a educação se faz presente na vida dos indivíduos, quando os pais começam a ensinar aos filhos o que julgam ser certo, a maneira adequada para se comportar e respeitar as outras pessoas. Porém, em um determinado momento da vida a criança também deve começar a adquirir conhecimentos relacionados a algumas áreas específicas do saber e é a partir daí que entra o papel da escola na continuidade do processo de desenvolvimento do ser humano.

Mesmo comprovada essa importância, o Brasil ainda apresenta graves distorções no que diz respeito ao acesso à educação e a qualidade de ensino oferecida a crianças e adolescentes. Uma pesquisa divulgada em janeiro desse ano, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), revela que, em relação à zona do Caribe e América Latina, o Brasil é o país que mais tem crianças fora da escola. Sobre a qualidade do ensino, a pesquisa mostra que cerca de 45% dos alunos foram incapazes de entender corretamente o que liam. O descompasso entre faixa etária e níveis de ensino e entre a freqüência escolar de alunos da zona urbana e rural foi outro quesito verificado. Apenas 31% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos, residentes na zona rural, freqüentavam o Ensino Médio, contra 57% dos que residem nas cidades.

Ainda de acordo com o que está previsto no ECA, o acesso e permanência da criança e do adolescente na escola é de responsabilidade do poder público que tem a obrigação de oferecer ensino gratuito e de qualidade desde a fase em que as crianças frequentam a creche até o ensino superior. Já os pais ou responsáveis são obrigados a matricular seus filhos na rede regular de ensino e dar o suporte necessário para que eles freqüentem a escola diariamente, segundo consta no Artigo 55 do ECA.

Outra responsabilidade do Estado, enquanto facilitador do acesso de crianças e adolescentes à educação, diz respeito à distribuição de investimentos na área. Esse encaminhamento de recursos é realizado através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (FUNDEB). Em vigor desde 2007, o Fundo visa beneficiar alunos regularmente matriculados nas mais diversas etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino, podendo os recursos serem aplicados nos âmbitos de atuação que a escola considerar prioritário. Contudo, as transferências dos investimentos são fiscalizadas por controles internos, Tribunais de Contas e Conselhos Municipais dos Fundos.

Na tentativa de obter avanços no que diz respeito ao preparo de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) se apresenta como um marco na história da educação nacional. A lei, que tem como base os princípios presentes na constituição e regulamenta o sistema de educação brasileiro, adequa o currículo escolar de maneira a promover o desenvolvimento cultural, a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos e de respeito ao bem comum.


Informação no Portal dos Dereitos das crianças

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, só acontece de 20 a 22 de junho desse ano no Rio de Janeiro, mas os debates já terão início na próxima segunda, 16, na internet. 


A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o governo brasileiro, lança nesse dia uma espécie de rede social para discutir o desenvolvimento sustentável antes do encontro.


Enlace Direto

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ciência Divertida no Terceiro Aniversario do Museu do Catavento.




Para celebrar o terceiro aniversário de criação, o Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria Estadual da Cultura, preparou uma programação especial na semana de seu aniversário, comemorado no  26 de março. 



Para completar a semana especial, o espetáculo infantil O Náufrago de Ciência Divertida encerrou as atividades com apresentações nos dias 30, 31 e 1º de abril. O Náufrago é um show de iniciação nas ciências para crianças a partir dos 4 anos.




Programação do Evento

Novo Franqueado em Belo Horizonte!!!

Semana prévia ao feriado de muito trabalho na Fun Science.
O Motivo...a formação da nova integrante da Família Fun Science Ciência Divertida no Brasil. 
Bem-vinda Silvia!
A Franquia de Belo Horizonte em breve estará operando.
Mineiros, fiquem de olho, em breve iniciaremos nossas malucas aventuras!!!!






Silvia Esteves.
Franqueada Belo Horizonte, Minas Gerais.
Abril 2012.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Painel da ONU sobre Sustentabilidade Global afirma que futuro precisa ser baseado em custos reais


Agora mais do que nunca, os líderes precisam se concentrar no que mais importa – a resiliência de longo prazo das pessoas e do planeta. 


É o que afirma o o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, que apresentou hoje (30/1) seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em Adis Abeba (Etiópia).

O Painel é composto por 22 membros e foi criado pelo Secretário-Geral em agosto de 2010 para formular um novo projeto de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. A Ministra do Meio Ambiente do Governo do Brasil, Izabella Teixeira, integra o Painel. “Pessoas Resilientes, Planeta Resiliente: Um Futuro que Vale Escolher” Leia mais em: Ver Informação 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ciência Divertida na Biblioteca Raul Bopp


A Ciência Divertida estará na Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação no dia 10 de março às 11h. A entrada é gratuita! Como o tema da Bilblioteca é Meio Ambiente, o espetáculo será "Mudanças Climáticas". Os nossos cientistas recebem uma mensagem criptografada da ursa Rosa pedindo socorro. Logo ela terá que se mudar, pois o gelo do Polo Norte está derretendo rapidamente e o nível dos mar está subindo. Por que será que isso está acontecendo? As crianças irão ajudar os cientistas a decifrar a mensagem e a minimizar o efeito estufa. Vão entender as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta e como podemos ajudar a salvar a ursa Rosa. Não perca!
Añadir leyenda